Sobrevivemos ao carnaval e espero que vocês estejam com as baterias recarregadas!
O BeM BaCaNa é um quadro que volta e mais vai aparecer por aqui com ideias que vocês poderão utilizar nas terapias!
Esse semestre vocês estarão em contato direto com o universo da terapia fonoaudiológica. Vocês precisam ser criativos e usar todos os materiais possíveis para auxiliar nas terapias. Ao escolher um material pense:
Quem é meu paciente?
Qual a idade dele(a)?
Qual é a queixa principal?
Qual o meu alvo com a terapia?
De que formas eu posso explorar esse material?
Aqui temos alguns exemplos de materiais que podem ser usados:
Tampinhas de garrafa: Podem ser usadas para produzir outros materiais como jogos por exemplo, mas podem ser o próprio material a ser trabalhado. Através delas podemos explorar as cores, os números/quantidade e ainda ser usadas como marcadores ou quebra gelo em um contato inicial com o paciente.
Papel colorido: pode ser cartolina, sulfite, papel cartão... Normalmente usado para produzir materiais como fichas, apoios de figuras, mas também podem ser usados como cartões onde podemos explorar de várias formas.
Tintas a base da água coloridas: além de auxiliar na produção de materiais secundários pode ser usada com o paciente afim de trabalhar a sensação tátil, as cores e a mistura delas auxiliando também no trabalho de enriquecimento do vocabulário.
Linhas coloridas: uma das possibilidades é o "alinhavo" brincadeira feita com uma base (que pode ser de madeira, MDF ou mesmo papelão) cheia de furos onde o paciente deve passar a linha de um furo para outro imitando um alinhavo de costura que pode ser feito livremente ou com um guia. Essa atividade trabalha concentração, praxia fina e pode ajudar muito a crianças que ainda não conseguem pegar no lápis ou não tem firmeza e estão aprendendo a escrever.
Lápis de cor: assim como as tintas podem ser usadas tanto para você produzir outros materiais como uma atividade quebra gelo.
Palitos de churrasco e de picolé: podemos explorar de diversas formas, contando exploraremos os números, se eles estiverem pintados podemos falar das cores, representação de fonemas e contar histórias através deles. CUIDADO COM OS PALITOS DE CHURRASCO POIS SÃO PONTUDOS E CRIANÇAS MUITO PEQUENAS PODEM SE MACHUCAR.
Pedrinhas de jardim, bolinhas de gude (bila) ou qualquer objeto semelhante: normalmente usados como marcadores, mas existem outras possibilidades.
Essas foram apenas algumas ideias de materiais, mas as possibilidades são infinitas e vão depender muito da necessidade de cada paciente. Respeitem sempre a faixa etária de cada paciente. Procure perceber a capacidade que cada um terá de executar as atividades, não subestime seus pacientes eles podem te surpreender e nem superestime você precisa ter cuidado para não frustra-los.
Espero muito ter ajudado! Aguardem que em breve tem muito mais conteúdo aqui!
Todas a imagens são meramente ilustrativas e foram retiradas de internet.
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