terça-feira, 12 de abril de 2016

Vamos falar sobre a síndrome de Williams

Olá,

hoje eu trouxe para vocês um pouco sobre a Síndrome de Williams que é um síndrome rara, genética porém não é hereditária.
Assim como a síndrome de Down, Williams possui uma estereotipia de face (olhos e arcada dentária) que facilita na identificação, mas o fato de ser rara (muitos profissionais não tem o conhecimento prévio sobre a síndrome) torna esse diagnóstico um pouco mais demorado. a criança com Síndrome de Williams possui um déficit cognitivo, apresenta atrasos de desenvolvimento motor, grande sensibilidade auditiva e na maioria das vezes é cardiopata, por isso o diagnóstico precoce é imprescindível para o seu desenvolvimento. Com tudo uma característica marcante dessas crianças é a simpatia, são de fácil convivência e super comunicativos.
Apresentam uma grande dificuldade para aprender conteúdos formais por esse motivo precisam de uma equipe preparada para atender as suas necessidades, essa equipe deve ser composta de geneticista e cardiologista principalmente no momento do diagnóstico e fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeutas, psicomotrissista, e outros profissionais de áreas afins.
Por ser uma síndrome rara não temos muitos profissionais preparados para atender a esses pacientes.
Todos os aspectos apresentados pode ser observado nos pacientes em maior ou menor grau.

Aqui temos uns links de vídeos que explicam um pouco mais sobre a síndrome:


Associação Brasileira da Síndrome de Williams (ABSW): http://swbrasil.org.br/


A seguir alguns links de artigos:

Páginas que falam sobre:
http://renatapinheiro.com/sindrome-de-williams/


Todos os links disponibilizados aqui foram vistos em 12/04/16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário